Thiago Ávila *
Esse sábado tivemos a primeira etapa da Porsche GT3 Endurance, no circuito de Velocittá, em Mogi Guaçu. A prova teve 300 km e duas horas e meia de duração e contou com os principais nomes do automobilismo brasileiro.
Apesar da longa corrida de 88 voltas, foi muito movimentada com seis líderes diferentes. O carro #20 de Guilherme Salas e Pedro Aguiar lideraram a maior parte da prova, chegando a estar mais de 20 segundos na frente do segundo colocado.
Lico Kaesemodel, que largou de terceiro, caiu para quinto logo na largada, mas quem veio para o substituir no segundo quarto da prova era Felipe Massa, que andou mais de 40 voltas.
O ex-piloto de Formula 1, que vinha fazendo sua estreia, deu um show e melhorou muito o ritmo de corrida do carro #91. Na volta 70 colou em Pedro Aguiar e fez uma ótima ultrapassagem por dentro, assumindo a liderança.
Com três paradas muito eficientes, o carro #20 tinha tudo para dar um undercut sobre o #91 para recuperar a liderança. Voltando na quarta posição, logo à frente do carro de Massa, estava de pneus frios e logo levaria uma volta do #91. Mas Guilherme Salas fechou a frente de Felipe na curva e foi lançado para a grama, danificando o equipamento. A vitória garantida foi jogada fora por conta de uma manobra boba.
Massa retardou demais a parada e quando Kaesemodel voltou à pista, era apenas o quarto colocado. Ricardo Zonta assumiu a ponta, seguido por Miguel Paludo e Alceu Feldmann. O parceiro de Felipe ainda conseguiu uma ultrapassagem sobre Feldmann, mas foi julgada como perigosa e a dupla foi punida, caindo para sexto.
O carro #8 de Zonta e Werner Neugebauer foram os grandes vencedores, seguido do #7 de Paludo e Beto Gresse, e o #100 de Denis Dirani e Feldmann fecharam o pódio.
A Porsche Cup retorna dia 3 de outubro em Interlagos para a terceira etapa da Sprint.
* Jornalista