Thiago Ávila *
Aerodinâmica é a chave do sucesso. Isso foi claramente comprovado pelo menos nos últimos seis anos de F1. A Mercedes faturou tudo, nas três primeiras ainda continha um motor melhor, depois perdeu nesse quesito para a Ferrari, mas nem por isso deixou de continuar dominando.
Com o regulamento técnico mantido do ano passado para esse ano, a Ferrari há de focar seu progresso que começou em Singapura 2019, com novas melhorias no pacote aerodinâmico. O que não se esperava, nem mesmo os engenheiros, é que o novo carro, batizado no momento de projeto 671, apresentaria "falhas aerodinâmicas" mais graves do que no ano passado.
A informação veio da revista alemã 'Auto Bild', que por meio de fontes de dentro da equipe, o carro não teve bons resultados nos testes no túnel de vento.
Apesar dos problemas, o projeto 671 é muito animador para os torcedores ferraristas, já que apresenta além de um motor rápido de reta, correções na aerodinâmica que aumentam a velocidade nas curvas, principal defeito do carro no ano passado. Basta saber se essas falhas realmente existirão nos testes de pré-temporada, só assim para o público ter impressões claras do carro.
A apresentação da nova Ferrari está programada para dia 11 de fevereiro e os testes em Barcelona acontecerão dia 19 do mesmo mês.
* Jornalista de automobilismo