O campeonato brasileiro da série A começou o regime dos pontos corridos em 2003. Até então imperava o formulismo que desde a sua implantação apresentou vários regulamentos que privilegiava os mata-mata para decisão dos títulos.
Em 2003 a competição foi disputada por 24 clubes com os dois últimos, Fortaleza e Bahia sendo rebaixados para a série B. Em 2004 novamente com 24 clubes o regulamento previa quatro times rebaixados para a série B. Criciúma, Guarani, Vitória e Grêmio foram parar na segunda divisão.
No campeonato brasileiro de 2005 a competição foi disputada por 22 times com rebaixamento dos quatro últimos. Os rebaixados foram Coritiba, Atlético-MG, Paysandu e Brasiliense. Em 2006 finalmente a competição chegou aos 20 clubes com os quatro últimos sendo rebaixados, regulamento que vem sendo mantido até a atual temporada. Foram rebaixados no campeonato de 2006, Ponte Preta, Fortaleza, São Caetano e Santa Cruz.
Nas próximas edições do Almanaque da Bola vou detalhar dos rebaixamentos desde a implantação dos campeonatos brasileiros por pontos corridos em 2003, quais os clubes rebaixados e quantas vezes foram para a segunda divisão e também os estados que tiveram clubes rebaixados.