A Copa Sul-Americana que teve início em 2002, portanto, está em sua 18ª edição tem agora em 2019 a participação de 54 clubes representantes dos 10 países da CONMEBOL, entidade promotora do torneio.
Na primeira edição eram apenas 21 clubes e ano a ano o número de participantes foi sendo alterado até que 2017 a entidade chegou aos 54 participantes atuais.
Participam da Sul-Americana as oito equipes terceiras colocadas na fase de grupos da Copa Libertadores e os dois melhores eliminados na fase preliminar da Libertadores.
Com seis clubes, Brasil e Argentina são os países com maior número de participantes. Os outros oito países completam a grade com quatro representantes cada um.
Os confrontos na primeira fase são definidos por sorteio obedecendo os critérios geográficos determinados pela CONMEBOL. No pote 1 são colocadas as equipes da “zona sul”, representantes da Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Chile e no pote 2 os times da “zona norte”, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
A partir daí, em confrontos no sistema mata-mata os times vão se classificando até o jogo final. Nesta edição de 2019, diferente de outras a decisão será em jogo único, já definido no Estádio Defensores Del Chaco em Assunção no Paraguai.