Antes da rodada final a tendencia era o acesso do Juventude e do Vila Nova, com Vitória e Criciúma já garantidos na série A em 2024.
Os dois que ocupavam o G-4 tinham jogos fora de casa com dificuldade maior para o Juventude que enfrentaria o Ceará, enquanto o Vila Nova iria enfrentar o lanterna ABC em Natal.
A reta final dos confrontos da última rodada foi de muita variação entre aqueles que mesmo fora do G-4 ainda sonhavam com o acesso. Com a derrota iminente do time goiano Novorizontino e Sport chegaram a ocupar a zona de acesso, mas o mais competente foi o Atlético-GO que atropelou no final e terminou classificado.
Na parte de baixo não houve surpresa, mesmo que a Chapecoense tenha começado a rodada dentro do Z-4 e tendo que enfrentar o campeão Vitória na Arena Condá. Conseguiu vencer de virada e jogou o Sampaio Correa para a série C. O time do Maranhão foi goelado em Recife.
A outra vaga no rebaixamento foi ocupada pelo Tombense que mesmo tendo boa arrancada na reta final foi derrotada em casa pelo Mirassol. Mesmo que vencesse não iria se salvar devido a vitória da Chapecoense.
Finalizando creio que a rodada final deixou uma clara sensação de justiça, pelas campanhas das equipes que buscavam alcançar cada qual seu objetivo. A derrota do Vila Nova foi sem dúvida a grande surpresa.
Terminou um longo campeonato que não foi o melhor tecnicamente, mas certamente premiou os que mais mostraram qualidade e puniu os mais incompetentes, principalmente nas rodadas finais.