A Copa Intercontinental de 1981 foi a segunda na história disputada em jogo único no Japão. Até 1980 o modelo de disputa era outro com os campeões da América do Sul e da Europa decidindo em dois jogos nos dois continentes.
A decisão de 1981 colocou frente a frente Flamengo e Liverpool, duas equipes com ambições diferentes na competição.
Os ingleses tinham como objetivo mostrar a superioridade do futebol britânico. O Liverpool ganhava vários títulos na época de ouro de sua história, havia conquistado um tri campeonato europeu e parecia que não tinha adversários à sua altura.
O Flamengo foi à campo querendo provar que não era somente o “time do Maracanã”, visto que os principais títulos que conquistou foram no então maior do mundo.
Se o Flamengo tinha em Zico sua grande estrela, o Liverpool era comandado por Kenny Dalglish. Os dois são até os dias de hoje os maiores jogadores da história dos dois clubes.
O jogo histórico aconteceu no Estádio Nacional de Tóquio no Japão no dia 13 de dezembro de 1981 com arbitragem do mexicano Rúbio Vazques perante 74 mil espectadores.
O Flamengo fulminou o Liverpool no primeiro tempo marcando 3x0, resultado final do jogo. Nunes duas vezes e Adílio sacramentaram a vitória. Zico foi eleito o melhor jogador daquela Copa Intercontinental.
O time campeão treinado por Paulo César Carpegiani era formado pelo goleiro Raul, a zaga com Leandro, Marinho, Mozer e Júnior, no meio campo Andrade, Adílio, Tita e Lico e no ataque Nunes e Zico.
O Flamengo foi o terceiro clube brasileiro a ganhar um Mundial de Clubes. O primeiro foi o Palmeiras em 1951, o segundo foi o Santos de Pelé, bicampeão em 1962/1963.