O dia 13 de dezembro de 1981 ficará gravado para sempre na memória dos torcedores do Flamengo, pois foi nesse dia que o time ganhou seu primeiro e até agora único título mundial.
O jogo contra o Liverpool foi realizado no Estádio Nacional de Tóquio no Japão perante 74 mil espectadores. O Flamengo venceu por 3x0 com arbitragem do mexicano Rúbio Vazques. A disputa era chamada de Copa Intercontinental, também conhecida como Copa Toyota.
Para chegar ao Japão o Flamengo teve que vencer a Taça Libertadores. Campeão e vice do campeonato nacional de 1980 Flamengo e Atlético Mineiro se encontraram na fase de grupos, a primeira fase da competição.
Houve dois empates em 2x2, no Maracanã e Mineirão. Houve necessidade de um jogo desempate no Serra Dourada em Goiânia. Aos 37 minutos quando ainda estava 0x0 o jogo foi encerrado, pois o Atlético ficou apenas com seis jogadores em campo. Éder, Reinaldo, Chicão, Palhinha e Cerezo foram expulsos pelo árbitro José Roberto Wright.
Na segunda fase, semifinal, o Flamengo passou invicto em jogos de ida e volta contra o Deportivo Cali da Colômbia e o Jorge Wilstermann da Bolívia. Na decisão com o Cobreloa o Flamengo ganhou no Rio de Janeiro por 2x1 e foi derrotado em Santiago do Chile por 1x0. Na partida decisiva venceu por 2x0 em Montevidéu.
Na vitória do Mundial no Japão, Nunes marcou dois gols e Adílio fez o outro, todos no primeiro tempo.
O time campeão: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. O técnico: Paulo César Carpeggiani.