O dia 22 de outubro de 2022 registrou um jogo que definiu a sorte do Criciúma na série B. O time foi derrotado pelo Vasco da Gama por 2x1 de virada jogando em São Januário.
O Criciúma lutava com chances reais de acesso, contra um adversário que não vinha jogando o suficiente para subir. O jogo foi pela 36ª rodada e o Tigre ainda sonhava com a série A.
O atacante Hygor, artilheiro do time foi o responsável para deixar o Criciúma na briga pelo acesso, fez o gol que colocou o time na frente e a ironia do futebol mostrou sua cara. O atacante perdeu dois gols incríveis, daqueles imperdíveis e em seguida o Vasco virou o resultado com o Criciúma perdendo qualquer chance de continuar na luta pela tão sonhada série A.
Vimos quarta-feira em Porto Alegre uma situação semelhante. O atacante Ener Valencia que o Internacional buscou para o tri da Libertadores foi responsável por colocar o time na semifinal com gols importantes contra adversários de peso.
E no jogo no Beira Rio pela semifinal do torneio o time gaúcho tinha a vantagem no placar, dominava o adversário e o Valencia perdeu dois gols, também na conta dos imperdíveis e viu o Fluminense em cinco minutos no final do jogo virar o placar deixando o Inter fora da final.
Dois artilheiros, dois erros fatais de cada um em seus campeonatos, que guardadas as proporções frustraram em poucos minutos o sonho de seus torcedores.