Thiago Ávila *
Lewis Hamilton ganhou mais uma! Dessa vez no retorno do circuito de Ímola, na Itália. Valtteri Bottas largou em primeiro e manteve a liderança, já Hamilton caiu para terceiro, perdendo posição para Max Verstappen.
Na pista, o britânico não conseguia chegar nos dois líderes, mas foi inteligente na estratégia. Verstappen parou primeiro, e forçou Bottas a parar junto. Com a pista livre, Hamilton abriu 27 segundos de vantagem e ainda teve o Safety Car para ajudar.
Com isso, o hexacampeão conseguiu uma vantagem de 13 segundos de Bottas, que vinha mais lento que Verstappen. O finlandês ainda chegou a perder a posição para Max, mas logo voltou a segundo com um estouro de pneu do carro da Red Bull.
Depois disso não teve mais jeito, Hamilton manteve a frente, com Bottas em segundo e Daniel Ricciardo herdando a terceira colocação. Essa dobradinha manteve Hamilton mais líder ainda e rendeu o heptacampeonato seguido da Mercedes no mundial de construtores.
Agora apenas resta a Hamilton confirmar o título de pilotos, que pode conquistar já no GP da Turquia daqui duas semanas. E o cenário é muito tranquilo para o "padrão Lewis", basta vencer a prova ou ser segundo com a volta mais rápida para levar o caneco sem depender de qualquer resultado do finlandês. É, está ganho.
* Jornalista