A Copa do Nordeste de Futebol (também conhecida como Nordestão e Campeonato do Nordeste) é uma competição disputada entre equipes da Região Nordeste do Brasil.
Considerado um dos campeonatos regionais mais importantes do país (por alguns, o mais importante), o "Nordestão" foi uma competição organizada oficialmente pela primeira vez em 1994.
Não foi disputado nos dois anos seguintes voltando a ser disputado de 1997 até 2003, quando passou a ser organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Teve quase todas suas edições canceladas entre 2004 e 2012, com exceção da edição de 2010. Retornou novamente ao calendário do futebol brasileiro em 2013.
Entre as edições de 2014 a 2016, os campeões obtiveram vaga para a Copa Sul-Americana do mesmo ano. A partir de 2017, o campeão garantia vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano seguinte.
Nas 14 edições realizadas, houve oito clubes campeões. O Vitória é o maior vencedor do "Nordestão", com quatro títulos, seguido por Bahia e Sport, com três conquistas, e por América de Natal, Campinense, Ceará, Sampaio Corrêa e Santa Cruz, com uma conquista cada um.

Campinense e o Sampaio Corrêa, campeões das edições de 2013 e 2018, respectivamente, foram os únicos a conquistarem o torneio sem levar nenhum gol em seus domínios.
O confronto mais vezes repetido em toda a história da competição é entre Vitória e América de Natal, com 21 jogos. Foram 14 vitórias do rubro-negro baiano, 4 do alvirrubro potiguar, além de 3 empates.