A mais importante competição de clubes da América do Sul, tipo série A é a Libertadores que já tem definidos os oito clubes que avançaram e certamente a maior surpresa foi a eliminação do Flamengo.
Não que o paraguaio Olimpia seja um time qualquer, afinal já ganhou três vezes o torneio, mas o Flamengo era cotado como grande favorito para inclusive se tornar campeão. Mas, o futebol é espetacular por ter esta enorme característica, ninguém ganha jogos na véspera e em Assunção esta frase foi confirmada.
Duas equipes poucos conhecidas também foram surpreendentes, o Deportivo Pereira que eliminou o Independiente Del Valle, tradicional que já disputou uma final, derrotado pelo River Plate em 2016
Outra surpresa é o Bolivar que apesar de já ter chegado por duas vezes à semifinal, eliminou o Athletico Paranaense numa decisão por pênaltis em plena Curitiba. Fez uma excelente campanha na fase de grupos quando perdeu o primeiro lugar na última rodada.
Nos outros confrontos com muito equilíbrio avançaram para as quartas de final o Internacional que eliminou o River Plate nos pênaltis, River gigante que passa por grande instabilidade, o Fluminense que despachou o Argentino Juniors, o Racing que eliminou o Atlético Nacional, o Boca Juniors que nos pênaltis ganhou do Nacional do Uruguai.
Finalmente no único confronto entre times brasileiros o Palmeiras eliminou o Atlético Mineiro num confronto sem favorito e que o time paulista conseguiu a vantagem no Mineirão e segurou o empate jogando em sua casa.
Detalhe das oitavas de final, o único time que conseguiu se classificar como visitante foi colombiano Deportivo Pereira que buscou as quartas de final no Equador.