A comissão de arbitragem da CBF mostrou publicamente seu desconforto com as reclamações insistentes dos clubes com a atuação dos árbitros, tanto de campo como de vídeo.
Anunciou a semana passada algumas alterações nos procedimentos dos árbitros que visam melhorar as decisões e mostrar para o público a transparência indispensável para garantir a credibilidade necessária para o bom andamento das competições.
Uma das maiores dúvidas é com relação às linhas do impedimento. A partir de agora a comissão decidiu que quando houver superposição das linhas o gol será privilegiado. Inclusive qualquer decisão tomada com a interferência do VAR será obrigatória a comunicação imediata no telão do estádio para conhecimento do público.
Outra questão que incomoda, não só a comissão de arbitragem, mas também os torcedores e os telespectadores é a pressão no momento em que o árbitro se dirige à cabine do VAR. Acontecendo, cartão amarelo para o jogador ou jogadores que exercerem a pressão.
Outra medança é com relação aos acréscimos ao final dos tempos de jogo. Será usado o modelo FIFA na Copa do Mundo. O tempo perdido com atendimento médico, comemoração de gol terá que ser obrigatoriamente acrescido para que o jogo tenha um tempo maior de bola rolando.
Entre outras decisões de menor impacto, estas três se cumpridas pelos árbitros certamente irão melhorar em muito o futebol.