O técnico holandês Louis Van Gaal defende que a disputa do terceiro lugar é algo desnecessário numa Copa do Mundo. Tanto que a UEFA aboliu a decisão do terceiro lugar na Eurocopa.
Em parte, tem razão, principalmente quando a decisão é entre seleções de ponta do futebol mundial. Quando jogam seleções do segundo escalão a disputa pode se tornar interessante, pois ser terceiro colocado entre seleções tradicionais tem lá seu valor.
Mesmo que o holandês não concorde, sempre haverá este jogo que é o penúltimo numa Copa do Mundo. Acontece que sempre lembramos da partida final e quase sempre esquecemos quem jogou a decisão do terceiro lugar numa Copa.
A seleção brasileira, por exemplo, em todos os Mundiais que disputou em três vezes perdeu a semifinal e foi obrigado a jogar a decisão do terceiro lugar.
A primeira vez que isto aconteceu foi na Copa de 1938 disputada na França. Derrotado na semifinal pela Hungria a seleção brasileira foi para a decisão do terceiro lugar com a Suécia e venceu por 4x2.
A segunda vez foi na Copa de 1978 na Argentina. Como segundo colocado em seu grupo na semifinal disputou a decisão do terceiro lugar com a Itália e novamente saiu vitorioso vencendo os italianos por 2x1.
A terceira vez foi aqui no Brasil em 2014. Abatido pela goleada sofrida na semifinal para a Alemanha num acachapante 7x1 foi derrotado pela Holanda por 3x0 na disputa do terceiro lugar.