Enquanto a FIFA permitiu quatro jogadores disputaram Copas do Mundo por diferentes seleções. Esta prerrogativa valeu desde o primeiro Mundial em 1930 até 1962 disputado no Chile.
O primeiro jogador a atuar por dois países foi o argentino Luís Monti que participou pelo seu país da final da primeira Copa do Mundo e se sagrou vice-campeão. Em 1934 conseguiu o título jogando pela seleção da Itália que disputou o Mundial no próprio país.
O húngaro Ferenc Puskas foi vice-campeão pelo seu país no Mundial de 1954 e depois se naturalizou espanhol e defendeu a seleção da Espanha na Copa do Mundo de 1962 no Chile.
José Santamaria jogou pelo seu país Uruguai em 1954 na Suíça e à exemplo de Puskas disputou o Mundial do Chile defendendo a Espanha.
E José Altafini, o brasileiro Mazzola disputou a Copa de 1958 Brasil e depois de naturalizado a de 1962 jogando pela Itália.
Somente um outro jogador atuou em Copas do Mundo por duas seleções. Robert Prosinecki defendeu a Iugoslávia no Mundial de 1990 na Itália. Prosinecki jogou também a Copa de 1998 na França pela Croácia que surgiu como Nação depois do desmembramento da Iugoslávia.