De todos times catarinenses que já tiveram a chance de participar da série A do campeonato brasileiro, apenas a Chapecoense ainda não foi rebaixada.
Outros quatro times já foram rebaixados uma, duas ou três vezes desde que o campeonato brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos.
Avaí e Figueirense já foram rebaixados três vezes, o Avaí em 2011, 2015 e 2017, sendo que no primeiro rebaixamento ficou na lanterna do campeonato.
O Figueirense também foi o último colocado em 2012 e os dois outros rebaixamentos aconteceram em 2008 e 2016.
O Criciúma caiu duas vezes, a primeira em 2004 quando o campeonato por pontos corridos foi disputado pela segunda vez por ter sido o primeiro da zona do descenso. No segundo rebaixamento em 2014 o Criciúma foi o último colocado.
Na era dos pontos corridos o Joinville subiu pela primeira vez como campeão da série B em 2014. Durou pouco o sonho do JEC. No ano seguinte ficou na lanterna da série A e voltou para a segunda divisão.
Vimos, portanto que quatro dos cinco grandes catarinenses que já sofreram rebaixamento na primeira divisão, em alguma temporada terminaram a série A na lanterna.