As eliminatórias para os Mundiais de Futebol foram disputadas pela primeira vez tendo como meta a Copa de 1934 na Itália. A FIFA ainda estava iniciando o processo de globalização do futebol e tinha poucos filiados naquela época, por isso apenas 32 seleções se inscreveram para a disputar as 16 vagas, inclusive o país anfitrião.
Dos 32 inscritos, 21 eram da Europa, quatro da América do Sul, quatro da América do Norte Central e do Caribe e as outras três representaram a África e a Ásia.
Entre algumas desistência e abandonos 27 seleções disputaram 27 jogos e marcados 141 gols.
Para o Mundial de 1938 na França 37 países se inscreveram para disputa das eliminatórias. Pela Europa foram inscritas 26 seleções, pela América do Norte, Central e do Caribe sete, duas da América do Sul e duas da Ásia.
Apesar de terem se classificado para a fase final 16 seleções, a Copa foi disputada por 15 países em virtude da desistência da Áustria. Dois meses antes do início do Mundial a Áustria foi invadida e anexada pela Alemanha no dia 13 de março de 1938. A FIFA não preencheu a vaga deixada pelos austríacos.
O Uruguai, então campeão do mundo não participou das eliminatórias como forma de revide pela não presença da Itália na Copa do Mundo que o país organizou.
Por isso pela América do Sul estiveram na Itália o Brasil que se classificou pela desistência do Peru e a Argentina pela desistência do Chile.