Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O quinto maior do Brasil

Almanaque da Bola #437

Por João Nassif 03/10/2019 - 10:22

O Estádio Governador Magalhães Pinto, conhecido com Mineirão é o quinto maior estádio do Brasil com capacidade atual para 61.846 espectadores. Começou a ser construído em 1964 e foi inaugurado no dia 05 de setembro de 1965.

Quando inaugurado sua capacidade era maior, o primeiro jogo recebeu mais de 73 mil pessoas que foram assistir a vitória de um Selecionado Mineiro contra o River Plate da Argentina.

O selecionado local venceu por 1x0 e o primeiro gol no então novo estádio foi do meia Buglê, jogador do Atlético Mineiro.

No dia 07 de setembro, data da Independência, a seleção brasileira jogou no Mineirão pela primeira vez. A equipe do Palmeiras inteira, inclusive com comissão técnica e reservas, vestiram a camisa canarinho para um amistoso contra a seleção do Uruguai. O Brasil venceu por 3x0.

O primeiro clássico disputado no estádio foi pelo campeonato mineiro de 1965. O Cruzeiro vencia o Atlético por 1x0, quando faltavam 10 minutos para o encerramento, alguns diretores atleticanos alegando a marcação de um pênalti irregular invadiram o campo e a partida foi encerrada após o Atlético ter vários jogadores expulsos e o Cruzeiro ficou com o título daquele ano.

Em 2010 o estádio foi fechado para as reformas necessárias para a Copa do Mundo de 2014. Quase três anos depois, em 03 de fevereiro de 2013 o Mineirão foi reinaugurado com o jogo Cruzeiro vencendo o Atlético por 2x1. O primeiro gol no novo estádio foi marcado contra pelo lateral Marcos Rocha do Atlético.

O novo Mineirão recebeu três jogos da Copa das Confederações em 2013 e seis jogos do Mundial de 2014.

Foi neste estádio no fatídico dia 08 de julho perante 58.141 torcedores que a seleção brasileira foi impiedosamente massacrada pela Alemanha por 7x1, sofrendo a maior goleada de sua história.  
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito