Thiago Ávila *
Esse final de semana tivemos mais uma etapa da Formula 1, com o GP da Hungria. E Lewis Hamilton, mais uma vez mostrando porque é um hexacampeão, vencendo com ‘um pé nas costas’.
O britânico foi absurdamente mais rápido de sexta à domingo, liderando treinos, classificação e a prova de ponta a ponta. Sua Mercedes já era rápida, mas Hamilton conseguiu colocar 26 segundos de vantagem sobre Max Verstappen, e ainda aproveitou para fazer uma parada a mais que o rival para fazer a volta mais rápida da corrida e ganhar um ponto extra. Essa é a sua oitava vitória em Hungaroring, se igualando ao recorde de vitórias em uma mesma pista de Michael Schumacher em Magny Cours, na França.
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Além de Hamilton, outro destaque vai para Max Verstappen. Sob muita chuva, o holandês bateu o carro na volta de formação do grid, antes ainda da largada, quebrando a suspensão da roda dianteira esquerda e a asa. A equipe Red Bull conseguiu arrumar o carro tudo em menos de 10 minutos e o piloto pode fazer a prova.
Não só pode correr, mas voar. Na largada, saiu de sétimo para terceiro; em seguida fez uma boa ultrapassagem em Stroll; e voltou em segundo depois da parada no box logo na quarta volta, quando a pista já estava seca. Valtteri Bottas, quem deve ser seu principal rival no ano, foi o único que ameaçou sua vice-liderança.
O finlandês era mais rápido durante toda a corrida, tanto que chegou no holandês duas vezes. Mas a estratégia foi o que minou uma possível segunda colocação. Bottas fez uma parada a mais que Verstappen e mesmo conseguindo tirar a diferença de 22 segundos em 20 voltas, ainda precisava de mais uma volta para passar o arrojado holandês.
Mas o grande destaque da corrida vai para a estratégia da Haas. Kevin Magnussen e Romain Grosjean iriam largar de 16º e 18º, respectivamente, mas optaram por parar nos boxes... NA VOLTA DE APRESENTAÇÃO. A pista já estava secando da forte chuva que passou minutos antes da largada, e nada mais propício do que usar pneus de pista seca.
Os pilotos deram o ‘pulo do gato’ e aproveitaram que todo o grid parou entre a primeira e a quarta volta para assumirem a terceira e a quarta colocação. Magnussen foi mais resistente, segurou a posição de pódio até a volta 17, quando Lance Stroll tinha um carro mais rápido. Em um carro extremamente lento, o dinamarquês ainda conseguiu terminar em nono, segurando Sainz e Leclerc logo atrás dele, e somando os primeiros pontos da Haas em 2020. Grosjean foi 15º.
Hamilton agora assume a liderança do campeonato com 63 pontos, cinco à frente de Bottas, e Verstappen é o terceiro com 33.
* Jornalista