Em qualquer prévia feita antes do início da Libertadores, pelo poderio financeiro dos times brasileiros na relação com os sul-americanos e pelo histórico recente, Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG eram cotados como favoritos ao título.
Depois de cumprida a primeira rodada com a participação dos sete times brasileiros, justamente estes três foram derrotados. Flamengo e Palmeiras perderam na altitude do Equador e Bolívia e a derrota mais sofrida foi do Galo Mineiro dentro de Belo Horizonte.
Os outros times do Brasil jogaram fora de casa, Fluminense, Corinthians venceram, enquanto os outros dois, Internacional e Athletico-PR empataram.
Na sul-americana o futebol brasileiro também com sete representantes passou invicto. Fora de casa Red Bull Bragantino, São Paulo e Santos venceram seus jogos. O América venceu em Minas Gerais, o Fortaleza foi vitorioso no Ceará, o Botafogo empatou fora de casa e o Goiás empatou em Goiânia.
Quer dizer, dos 14 times brasileiros envolvidos nas competições sul-americanas apenas os gigantes Flamengo, Palmeiras e Atletico-MG foram derrotados.