Quem acompanha o Almanaque da Bola aqui na Som Maior percebeu que esta semana tenho falado sobre a Liga dos Campeões da Europa, o maior torneio de clubes do mundo.
Registrei suas origens, a forma como foi se modificando ao longo dos anos e a cronologia das transmissões do torneio pelas televisões brasileira.
Hoje continuou com informações sobre a Champions, destacando os recordes estabelecidos ao longo de sua história que começou na metade do século passado na temporada 1655/1656.
O clube maior vencedor é o espanhol Real Madrid, campeão em 13 edições, com um pentacampeonato nas cinco primeiras edições e um tri nas três últimas Champions. Depois do Real vem o italiano Milan com sete conquistas.
Bayern Munique da Alemanha, Liverpool da Inglaterra e Barcelona da Espanha têm cinco títulos cada um.
Por país a Espanha está em primeiro lugar com seus 18 títulos conquistados por Real Madrid e Barcelona. A Itália tem 12 títulos, além das sete do Milan tem a Internazionale que venceu três Champions e a Juventus duas.
A Inglaterra também tem 12 títulos, os cinco do Liverpool, quatro do Manchester United e um do Chelsea, do Nottingham Forrest e do Aston Villa.
O estádio que mais recebeu final de Champions é o de Wembley em Londres em oito oportunidades. Quatro vezes a decisão do torneio teve como palco o San Siro em Milão, Itália, o Santiago Bernabeu em Madrid na Espanha, o Rei Balduíno em Bruxelas na Bélgica e em Viena, Áustria no Praterstadion.
O maior artilheiro disparado da Champions em todas suas edições é o português Cristino Ronaldo que já marcou 122 gols. O segundo é Lionel Messi, argentino com 106 gols marcados.