Foram marcados 23 pênaltis nos 64 jogos da Copa do Mundo-2022.
O primeiro foi logo no jogo inaugural o Mundial e o equatoriano Enner Valencia foi quem marcou na vitória do Equador sobre o Qatar por 2x0.
A Argentina foi a seleção com o maior número de pênaltis e favor, todos batidos por Lionel Messi. O artilheiro argentino na Copa marcou quatro e perdeu uma penalidade defendida por Szczesny goleiro polonês. Os pênaltis convertidos em gol por Messi foram contra a Arábia Saudita, Holanda nas quartas de final, Croácia na semifinal e França na final.
Outros cinco pênaltis foram desperdiçados. Robert Lewandowski no jogo Polônia x México. Alphonso Davies em Bélgica x Canadá, Salem Al Dawsari no jogo da Arábia Saudita contra a Polônia, Andre Ayew em Gana x Uruguai e Harry Kane na semifinal entre Inglaterra e França.
Nos confrontos eliminatórios aconteceram cinco decisões por pênaltis, duas nas oitavas de final, a Croácia eliminou o Japão por 3x1 depois de empate em 1x1, e Marrocos que no jogo empatou com a Espanha em 0x0 e eliminou os espanhóis na disputa por pênaltis por 3x0.
Outras duas decisões foram nas quartas de final, a Croácia eliminou o Brasil com empate em 1x1 e 4x2 na disputa por pênaltis. A outra depois de empatar em 2x2 a Argentina derrotou a Holanda por 4x3.
E finalmente na decisão do título com a Argentina derrubando a França por 4x2 depois do empate em 3x3 nos 90 minutos e na prorrogação.