Thiago Ávila *
Esse final de semana tivemos a penúltima corrida de 2020 da Formula 1, no circuito quase oval do Sakhir. O mexicano, Sérgio Pérez, depois de dez anos na categoria, conseguiu sua primeira vitória na carreira.
O piloto da Racing Point se aproveitou de erros bobos das Mercedes e venceu bem a corrida. Ele ainda se envolveu num acidente na largada com Charles Leclerc e Max Verstappen, e teve uma retomada espetacular para sair de último para primeiro.
Quem também correu foi Pietro Fittipaldi. O brasileiro fez sua estreia substituindo o lesionado Romain Grosjean na Haas. Ele largou em último e terminou em 17º, um desempenho de fato bem abaixo do companheiro Kevin Magnussen, mas que pelo menos botou o Brasil no radar da Formula 1 depois de três anos. Ele deverá estar de volta também em Abu Dhabi para a última corrida da temporada.
Em contrapartida, o heptacampeão Lewis Hamilton ficou de fora. Ele foi positivado com a COVID-19 e não pode participar. George Russell foi quem substituiu, e fez muito bonito, liderando praticamente toda a prova. O britânico de 22 anos só não venceu, porque teve problemas nos boxes e um pneu furado a sete voltas do fim.
Além da Pérez, Esteban Ocon e Lance Stroll fecharam o pódio. O outro estreante, Jack Aitken, na Williams, ficou na 16ª colocação.
A Formula 1 volta semana que vem com o GP de Abu Dhabi.
* Jornalista