Quando o futebol no Brasil ainda estava nos primórdios, foi criada a Liga Paulista de Foot-Ball, a primeira entidade fundada no país em condições de organizar um torneio de futebol.
O campeonato da Liga Paulista de Foot-Ball foi reconhecido pela atual Federação Paulista como o primeiro Campeonato Paulista de Futebol. Foi a primeira competição estadual envolvendo clubes que foi realizada no Brasil.
O pioneiro Campeonato Paulista de Futebol de 1902 foi disputado por cinco equipes: Associação Atlética MACKENZIE Colige, Clube Atlético PAULISTANO, SÃO PAULO Athletic Club, Sport Club GERMÂNIA e Sport Club INTERNACIOAL.
O campeonato foi disputado em turno e returno por pontos corridos e o campeão recebeu uma Taça em caráter transitório que ficaria de posse definitiva ao clube que fosse campeão três vezes seguidas.
Depois de cada clube ter disputado oito jogos São Paulo e Paulistano terminaram empatados com 12 pontos ganhos cada um. Ambos tiveram cinco vitórias, dois empates e uma derrota, lembrando que naquela época vitória valia apenas dois pontos.
O Mackenzie ficou em terceiro com nove pontos, o Germânia em quarto conquistou quatro pontos e o lanterna foi o Internacional que somou apenas três pontos.
Foi necessária uma partida de desempate para que se apurasse o campeão.
O jogo foi realizado no dia 26 de outubro de 1902 no Campo do Velódromo e o SÃO PAULO foi campeão com a vitória de 2x1 sobre o PAULISTANO.
Charles Miller que trouxe o futebol para o Brasil foi o artilheiro do campeonato com 10 gols, além de ter sido autor dos dois gols do título.