O primeiro título de um clube brasileiro na Copa Libertadores foi conquistado pelo Santos em 1962. Ainda em seus primeiros anos o torneio era disputado apenas pelos campeões dos países da América do Sul, exceção à Venezuela que ainda não era filiada à CONMEBOL e não disputava as competições organizadas pela entidade.
A Libertadores em 1962 começou com três grupos cada qual com três clubes e o Santos, campeão da Taça Brasil em 1961 ficou pelo sorteio no Grupo 1, tendo como adversários o Deportivo Municipal da Bolívia e o Cerro Porteño do Paraguai.
Depois dos quatro jogos realizados no Grupo o Santos terminou em primeiro com sete pontos ganhos. Derrotou o Deportivo Municipal em La Paz por 4x3 e em Santos por 6x1. Empatou com o Cerro Porteño em 1x1 jogando em Assunção e no segundo jogo goleou por 9x1 na Vila Belmiro.
Na semifinal o adversário do Santos foi a Universidad Católica do Chile. O primeiro foi em Santiago e deu empate em 1x1. No segundo jogo o Santos venceu em casa por 1x0 e se credenciou para a final.
Na decisão o Santos enfrentou o Peñarol do Uruguai. Venceu em Montevideo por 2x1 e foi derrotado em Santos por 3x0.
Foi necessário um jogo desempate disputado em Buenos Aires. No Monumental de Nuñez perante 60 mil espectadores o Santos venceu 3x0 com dois gols de Pelé e outro marcado contra pelo zagueiro uruguaio Caetano.
Como campeão sul-americano o Santos se credenciou para enfrentar o Benfica, campeão europeu na decisão do Mundial de Clubes.