A Federação Catarinense de Futebol promoveu em 1962 o Torneio da Legalidade que foi o Primeiro Campeonato Sul-Brasileiro Interclubes.
Participaram do torneio os finalistas dos campeonatos estaduais do Sul do Brasil de 1961.
Os seis participantes foram os seguintes: de Santa Catarina o Metropol campeão e o vice Marcílio Dias. Do Rio Grande do Sul o campeão Internacional e o Grêmio que foi vice. O Cornélio Procópio, campeão paranaense em 1961 não pode participar e em seu lugar foi convidado o Coritiba, também participou vice-campeão o Operário de Ponta Grossa.
O campeonato foi disputado em dois turnos no sistema de pontos corridos. O Grêmio foi campeão invicto com 17 pontos, obtendo sete vitórias e três empates nos 10 jogos que disputou. Só lembrando, em 1962 vitória valia dois pontos e empate um.
O Marcílio Dias foi o vice-campeão com 12 pontos. O outro representante catarinense, o Metropol ficou na lanterna com apenas cinco pontos. O time de Criciúma venceu apenas um jogo, empatou três e sofreu seis derrotas.
A única vitória do Metropol foi sobre o Coritiba por 2x1 no Estádio Euvaldo Lodi.
O Internacional teve o ataque mais positivo com 19 gols marcados e a defesa mais vazada foi a do Metropol que sofreu 25 gols.