O Campeonato Acreano de Futebol teve a primeira edição com equipes profissionais somente a partir de 1989. Até então os campeonatos estaduais eram disputados por equipes amadoras cujos campeões não participavam de competições nacionais promovidas pela CBF.
O primeiro campeão foi o Juventus, clube de Rio Branco capital do Estado que foi eliminado na primeira fase pelo Rio Negro do Amazonas.
Na era amadora do futebol acreano as duas primeiras competições foram organizadas pela Liga Riobranquense de Futebol em 1919 e 1920.
A partir de 1921 até 1946 foi a Liga Acreana de Esportes Terrestres quem organizou os campeonatos com todos os clubes sediados na capital Rio Branco.
Com a criação da Federação Acreana de Desportos a partir de 1947 os campeonatos foram sendo organizados por esta entidade até que em 1989, já como Federação de Futebol do Estado do Acre, iniciou a era profissional, inclusive com a inscrição na CBF no ano de sua fundação.
Este ano o campeonato contou com a participação de 10 clubes e o Atlético Acreano foi o campeão, clube que está disputando a série C do campeonato brasileiro.
Dos 10 clubes que participaram do campeonato sete são da capital Rio Branco, os demais são de Porto Acre, Plácido de Castro e Cruzeiro do Sul.