A história conta que o maior público presente no Maracanã foi na decisão do Mundial de 1950 quando mais de 200 mil pessoas se espremiam nas arquibancadas e viram a seleção brasileira perder um titulo que muitos acreditavam já estava ganho.
Ficaram apenas ares de lembrança e a certeza que jamais haveria um público tão grande no então maior estádio do mundo. Em números oficiais a FIFA registra que 173.850 torcedores pagaram ingresso.
Em se tratando de público pagante a história é outra, dezenove anos depois, em 31 de agosto de 1969, no último jogo das eliminatórias para a Copa do Mundo do México em 1970, Brasil e Paraguai foram vistos por 183.341 espectadores.
As arquibancadas abarrotadas empurraram as “Feras do Saldanha” para encontrar o gol solitário de Pelé que selou a classificação da seleção para o Mundial no ano seguinte.
Os registros da época falam em mais de 200 mil que foram ao Maracanã provocando pela primeira vez no futebol brasileiro uma renda de mais de 1 bilhão de cruzeiros. Ainda sobraram mais de 8 mil ingressos da geral devido a uma confusão na venda horas antes da bola começar a rolar.
Além do Maracanazo, o jogo de 1969 superou outra superlotação do estádio também em confronto contra o Paraguai em 1954 pelas eliminatórias para a Copa da Suíça. A multidão presente chegou a 195 mil, embora o público pagante tenha sido de apenas 174 mil.
São marcas impressionantes de um passado que nunca mais serão vistas.