O Almanaque da Bola segue a cronologia das duas maiores competições de clubes do planeta. Como a Libertadores ainda não havia começado, hoje é dia de darmos alguns detalhes da segunda edição da história da Liga dos Campeões da Europa, disputada na temporada 1956/1957.
A temporada anterior contou com campeões de 16 países, na segunda edição a UEFA aumentou para 22 o número de participantes.
A Liga Inglesa não permitiu a participação do Chelsea na primeira edição, continuou com a posição que a competição era uma distração para os torneios locais, mas o Manchester United, campeão inglês da temporada contrariou a Liga e participou do torneio.
Como campeão da primeira edição, o Real Madrid foi convidado a defender o título, por isso a Espanha teve dois representantes, além do Real, o Athletic Bilbao participou como campeão espanhol.
Depois de uma fase preliminar começaram as oitavas de final e a sequência dos mata-mata para se apurar o campeão.
A maior goleada do torneio foi aplicada ainda na primeira fase pelo CSKA Sofia da Bulgária, que venceu o Dínamo Bucareste da Romênia por 8x1 em jogo disputado na capital búlgara.
Numa das semifinais a Fiorentina da Itália eliminou a Estrela Vermelha da Iugoslávia, com vitória em Belgrado por 1x0 e empate de 0x0 em Florença.
Na outra, o Real Madrid eliminou o Manchester United ao vencer em casa por 3x1 e empatar em 2x2 na Inglaterra.
A final foi disputada no Estádio Santiago Bernabeu, em Madrid, e o Real conquistou o bicampeonato da Liga dos Campeões da Europa ao derrotar a Fiorentina por 2x0 perante 124 mil espectadores.