Em 2020 o Criciúma irá viver sua quarta passagem pela série C do campeonato brasileiro. Em duas edições o clube conseguiu retornar imediatamente após o rebaixamento, somente em 2009 não conseguiu o acesso e por pouco não indo parar na quarta divisão.
Nos três campeonatos da série C em que esteve presente o Criciúma disputou um total de 42 jogos e marcou 83 gols contra 54 sofridos.
Em 2006 quando esteve pela primeira vez na série C o Criciúma disputou 32 partidas com 19 vitórias, sete empates e seis derrotas. Foi campeão com aproveitamento foi de 67%.
Em 2009 na segunda passagem pela série C o Criciúma esteve em campo oito vezes com duas vitórias um empate e cinco derrotas. Foi eliminado na primeira fase com 29% de aproveitamento.
E em 2010 o Criciúma disputou 12 jogos, venceu quatro, empatou cinco e foi derrotado três vezes. Mesmo com rendimento de 47% e eliminado nas semifinais conseguiu o acesso para a série B em 2011.
Por ser uma competição regionalizada em suas primeiras fases o adversário que o Criciúma mais enfrentou foi o Brasil de Pelotas.
Em oito jogos o Tigre venceu cinco, empatou um e perdeu dois, marcou 14 gols e sofreu sete.
Nos últimos dias fiz um balanço detalhado de todas as participações do Criciúma na série C do campeonato brasileiro. Os dados apresentados são do meu arquivo pessoal, do site www.meutimenarede.com.br do meu amigo Jaime Tibúrcio e da Revista A Bola de 2006.