É compreensível a aflição dos clubes em retomar as atividades, mesmo que em princípio sejam apenas treinamentos das equipes profissionais e amadoras. A necessidade da retomada dos jogos mais à frente possibilitaria a entrada de recursos para todos, clubes e Federação cumprirem suas obrigações.
O Governo de SC publicou no dia de hoje um decreto atendendo às reivindicações dos clubes, portanto a partir desta segunda-feira os clubes estão liberados a promover os treinamentos com seus atletas. Foi recomendada pelo Governo uma série de restrições a serem cumpridas para o retorno aos treinamentos.
Continuo não concordando, pois sabemos que não haverá fiscalização eficiente para que seja cumprido todo protocolo de retorno as atividades. Além dos atletas nos treinamentos existe o contato com familiares no retorno às suas casas, ou todos ficarão trancafiados nos clubes e CTs.? Ninguém está definitivamente imune ao contágio.
Outras questões como, por exemplo, os trabalhos serão individuais? Será mantida a distância exigida entre os atletas? E vou ficar aqui fazendo perguntas que certamente nem todas serão respondidas, pois são dezenas de clubes e centenas, milhares de pessoas envolvidas, além dos profissionais seus familiares.
Por isso não concordo com este decreto, é jogada política. O futebol como muitas atividades paralisadas em razão da pandemia não é prioridade e como tal deveria ser tratado. A vida das pessoas tem que ser preservada.