Por todo o planeta são disputadas Copas entre seleções em que cada Confederação que compõe a FIFA coloca em atividade seus filiados no continente.
Na América do Sul é disputada a Copa América, na Europa a Eurocopa, na América do Norte, Central e Caribe a Copa Ouro e as Copa das Nações Africanas, Copa Asiática das Nações, e Copa da Oceania.
A Eurocopa é a segunda maior competição no mundo entre seleções, pois é disputada, entre outras, por cinco seleções que já conquistaram um total de 11 Copas do Mundo.
Alemanha, Itália, França, Espanha e Inglaterra estão presentes no torneio a cada quatro anos, sem contar outras seleções como Holanda e Portugal com muita tradição nos Mundiais de Futebol.
A Eurocopa foi realizada pela primeira vez em 1960. A fase final foi disputada na França e teve como campeã a antiga União Soviética. Foi o único título conquistado por uma seleção do leste europeu.
A União Soviética derrotou na final a Iugoslávia por 2x1 no Estádio Parc des Princes em Paris.
Na decisão do terceiro lugar, no Velodrome em Marseille a Tchecoslováquia derrotou os donos da casa por 2x0.
O caminho dos soviéticos para chegar ao título ficou marcado pela desistência da Espanha em enfrentar os futuros campeões nas quartas de final.
A Espanha vivia sob a ditadura do general Francisco Franco que proibiu a delegação espanhola de viajar até Moscou e de entrar em campo em Madrid para disputar as quartas de final.
Pela ausência as vitórias foram dadas à União Soviética por W.O. que já chegando em Paris derrotou a Tchecoslováquia na semifinal também por 3x0.