O ano de 1919 ficou na história do futebol brasileiro, pois pela primeira vez o país organizou uma competição de nível internacional. O Brasil assim como o mundo todo sofria com a epidemia da gripe espanhola conseguiu trazer três seleções sul-americanas para o torneio que teve o Rio de Janeiro como palco.
Argentina, Chile e Uruguai foram os adversários na terceira edição do Campeonato Sul-Americano de seleções.
No Estádio das Laranjeiras a seleção brasileira goleou o Chile por 6x0, derrotou a Argentina por 3x1 e empatou com o Uruguai em 2x2.
Como os uruguaios haviam vencido a Argentina por 3x2 e o Chile por 2x0 as duas seleções terminaram no final empatadas na primeira posição havendo necessidade de um jogo estra para definir o campeão.
No dia 29 de maio com o Estádio das Laranjeiras lotado com 20 mil torcedores o jogo terminou empatado em 0x0 e foi necessária uma prorrogação.
Arthur Friedenreich, o melhor jogador do país marcou no finalzinho do tempo extra o gol que deu ao Brasil o primeiro título da sua história no Campeonato Sul-Americano.
A seleção brasileira foi campeã do torneio mais duas vezes, em 1922 e 1949, sempre como país sede até que em 1975 a competição passou a ser chamada de Copa América.
O Brasil foi cinco vezes campeão das 46 edições da Copa América disputadas até hoje.