O campeonato brasileiro da série C de 2006 começou com a participação de 63 clubes que foram divididos em 15 grupos com quatro e apenas um com três times. O Criciúma competiu no Grupo 16 e mesmo em segundo lugar se classificou para a segunda fase. O Brasil de Pelotas primeiro colocado no grupo também avançou para a etapa seguinte.
Na segunda fase do campeonato o Criciúma ficou no Grupo 23 ao lado do Noroeste de Bauru, da Cabofriense do Estado do Rio de Janeiro e do Joinville. Foi uma etapa duríssima em que o Criciúma só conseguiu a classificação na última rodada.
O Criciúma começou bem a fase derrotando a Cabofriense no Heriberto Hülse por 4x1, com dois gols do Dejair, um do Beto Cachoeira e um do Fernandinho.
No jogo seguinte o Criciúma foi goleado por 5x1 em Joinville. Douglas marcou o único gol do Tigre. Este jogo determinou a queda do técnico Edson Gaúcho que foi substituído pelo Gonzaga Milioli.
No primeiro jogo do novo/velho técnico o Criciúma conseguiu uma vitória dramática em Bauru com um gol solitário do Marcelo Rosa. No início do returno com gol do zagueiro Luciano o Criciúma empatou em casa com o Noroeste. Na sequencia nova derrota para o Joinville por 1x0 gol do volante Ramires.
A situação era desesperadora depois da penúltima rodada. O Joinville liderava o grupo com nove pontos, o Noroeste era o segundo com sete e saldo +3 e o Criciúma também com sete, mas saldo -1. A Cabofriense era a última colocada com seis pontos.
Na última rodada o Criciúma para se classificar estava obrigado a vencer a Cabofriense em Cabo Frio. E foi buscar o resultado ganhando por 3x1 com gols de Marcelo Rosa, Beto Cachoeira e Athos.
O Joinville que era o líder até a rodada final perdeu em casa para o Noroeste que terminou na primeira posição do grupo. O Criciúma foi o segundo colocado e os dois passaram para a terceira fase que será o assunto de amanhã.