O campeonato paulista de 2002 foi desmembrado em duas partes em razão dos quatro grandes do estado, Palmeiras, São Paulo, Santos e Corinthians estarem disputando juntamente com o São Caetano, Jundiaí, Portuguesa, Ponte Preta e Guarani o Torneio Rio-São Paulo.
A primeira parte da competição foi disputada por 12 times do interior paulista que jogaram em turno e returno e apenas o campeão participaria de um supercampeonato para se apurar o campeão paulista de 2002.
Depois de 22 rodadas o Ituano sagrou-se campeão com o União São João de Araras em segundo lugar. O time de Itu foi para o Supercampeonato com os três melhores paulistas colocados no Torneio Rio-São Paulo.
Corinthians, Palmeiras e São Paulo, pela ordem foram os três primeiro colocados do Rio-São Paulo e classificados para o supercampeonato paulista de 2002.
O chaveamento do supercampeonato colocou nas semifinais os confrontos entre Ituano e Corinthians e entre Palmeiras e São Paulo.
O Ituano mesmo perdendo o segundo jogo por 3x2 foi para final por ter vencido a primeira partida por 2x0.
Na outra semifinal o São Paulo se classificou com vitória por 2x0 e empate em 2x2 contra o Palmeiras.
Na decisão o primeiro jogo foi em Itu e aconteceu empate em 2x2 e no jogo final disputado no Morumbi o São Paulo sagrou-se campeão paulista de 2002 com uma vitória por 4x1.