A seleção brasileira foi a única do planeta que esteve presente em todas as 21 Copas do Mundo que foram disputadas até hoje.
Nestas 21 edições a seleção brasileira penta campeã mundial foi comanda por 15 treinadores sendo que apenas um permaneceu no cargo após ter conquistado o título de campeão.
Mário Jorge Lobo Zagallo, campeão em 1970 na campanha do tri no México foi o comandante em 1974 na Alemanha Ocidental onde foi somente o quarto colocado.
Vicente Feola, o primeiro campeão mundial no comando da seleção brasileira em 1958 foi substituído por Aymoré Moreira que ganhou o bicampeonato em 1962 no Chile. Feola retornou ao comando em 1966 na Inglaterra quando a seleção fez sua pior campanha sendo eliminada na primeira fase.
Depois de Zagallo em 1974 a seleção teve no comando Telê Santana em duas Copas, 1982 e 86 e Sebastião Lazaroni em 1990. Ambos não tiveram sucesso e o Brasil só foi de tornar tetra campeão em 1994 sob o comando de Carlos Alberto Parreira.
Parreira cedeu lugar para que Zagallo novamente assumisse o comando técnico, mas como fracassou na França em 1998 abriu caminho para que Luiz Felipe Scolari conquistasse o penta campeonato em 2002 no Japão e na Coréia do Sul.
A partir deste Mundial e nos próximos quatro seguintes a seleção brasileira nunca mais foi a mesma e abriu passagem para que a Europa voltasse a comandar o futebol mundial vencendo quatro Copas na sequência.