Em 1971 João Havelange, presidente da então CBD, idealizou um torneio para comemorar o Sesquicentenário da Independência do Brasil que foi chamado de Taça Independência ou Minicopa. O cartola quis mostrar força e organização alimentando o sonho de se tornar presidente da FIFA o que aconteceu três anos depois.
A Minicopa teve em sua primeira fase a participação de 15 seleções distribuídas em três grupos de cinco em cada um.
O grupo A com sedes em Aracaju, Maceió e Salvador foi disputado pela Argentina, França, Colômbia, um combinado africano e um combinado da CONCACAF.
No Grupo B com jogos em Natal e Recife teve como participantes as seleções de Portugal, Chile, Irlanda, Equador e Irã.
Jogaram pelo Grupo C com sedes Curitiba, Campo Grande e Manaus, Iugoslávia, Paraguai, Peru, Bolívia e Venezuela.
Os primeiros colocados de cada Grupo, Argentina, Portugal e Iugoslávia passaram para a fase seguinte e se juntaram ao Brasil, Escócia, Tchecoslováquia, União Soviética e Uruguai. Estas oito seleções foram divididas em duas chaves com quatro seleções em cada uma. Os dois primeiros colocados decidiram o título da Minicopa.
O Brasil chegou em primeiro no seu grupo com a Iugoslávia em segundo, a Escócia em terceiro e em último a Tchecoslováquia.
Na outra chave o primeiro colocado foi Portugal, a Argentina ficou em segundo, a União Soviética em terceiro e a lanterna ficou com o Uruguai.
Na decisão do terceiro lugar a Iugoslávia venceu a Argentina por 4x2 no Maracanã. Também no Maracanã no dia 09 de julho de 1972, perante 100 mil torcedores a seleção brasileira derrotou Portugal por 1x0. Jairzinho marcou o gol do título aos 44 minutos do segundo tempo.