Nos últimos Almanaques da Bola fiz uma retrospectiva das principais competições de clubes do planeta que tiveram início na temporada europeia de 1955/1956 com a realização da primeira edição da Taça dos Campeões Europeus de Futebol.
Contei detalhes do torneio até a temporada 1965/1966, portanto das 11 primeiras edições da história da Taça dos Campeões que teve o Real Madrid como seu maior vencedor. O time espanhol venceu seis das 11 edições disputadas.
Benfica duas vezes, Internazionale de Milão também acumulava duas conquistas e o Milan, outro italiano com um título completavam as 11 disputas realizadas no futebol europeu.
Entremeadas com a Taça dos Campeões da Europa abordei as disputas da Taça Libertadores da América até a sétima edição, pois por aqui a CONMEBOL iniciou a Libertadores somente em 1960.
O maior vencedor nas sete primeiras edições foi o Peñarol que acumulou três títulos, superando o Santos e o Independiente da Argentina que venceram cada um duas vezes o torneio.
A partir de 1960 a FIFA introduziu a Copa Intercontinental cuja disputa era entre o campeão da Europa contra o campeão da América do Sul. Até 1966 foram disputadas sete edições com vantagem para os times sul-americanos que conquistaram quatro títulos.
Santos e Peñarol venceram os confrontos em duas oportunidades. Pelo lado europeu a Internazionale venceu duas vezes e o Real Madrid apenas uma.
Fiquei por aqui, mas em breve continuarei contando os detalhes destes três torneios. A partir de amanhã retorno com outras histórias, com outras competições e tudo que envolve o mundo dos esportes.