Faltam quatro rodadas para o final da série B e somente uma certeza. O Fortaleza garantiu o acesso e caminha com solidez para ser o campeão.
São sete pontos a diferença para o CSA, segundo colocado, e dificilmente o Leão do Pici deixará de vestir a faixa, mesmo porque haverá amanha o confronto direto e o jogo será na capital cearense. Tem tudo para ser o jogo do título.
O CSA que a exemplo do próprio Fortaleza veio este ano da série C está muito próximo do acesso. Nos três jogos que irão faltar, dois serão contra adversários que também buscam a classificação. Vai enfrentar nos dois próximos jogos Atlético de Goiás e Avaí, ambos em Maceió e fechará a campanha contra o Juventude em Caxias do Sul.
O CSA tem até agora a segunda melhor campanha como mandante, fica atrás somente do Fortaleza. Se confirmar seu rendimento também estará na série A em 2019.
O Avaí, terceiro colocado, vem fazendo boa campanha com três vitorias e dois empates nos últimos cinco jogos. O problema é que tem a tabela mais complicada entre os times que estão neste momento no G-4. Amanhã vai enfrentar o Atlético-GO em Goiânia, depois pega o Fortaleza na Ressacada, em seguida jogará contra o CSA em Maceió e terminará o campeonato contra a Ponte Preta em Florianópolis. A Ponte, mesmo em sétimo lugar ainda sonha com o acesso. Vida dura para os comandados pelo Geninho.
Finalmente o Goiás, quarto colocado, que perdeu a chance de se posicionar melhor na classificação ao levar dois gols nos acréscimos aqui em Criciúma na última rodada e ficar num empate que poderá ter lhe custado o acesso. Mas, tem uma sequencia em tese mais favorável até o final.
Hoje enfrenta em Goiânia o Sampaio Correa que luta contra o rebaixamento. Depois jogará fora de casa contra Coritiba e Oeste que estão no meio da classificação e apenas cumprirão tabela até o final e finalizará a campanha em casa contra o Brasil. Se não vacilar como no último jogo tem time para subir.
Vila Nova, Londrina, Atlético-GO e Ponte Preta são outros times com potencial de acesso, mas não dependem somente de seus resultados, ficam refém de combinações para alcançar a série A.
E lá embaixo na classificação o quadro ainda está indefinido. Mais duas rodadas e teremos um quadro definitivo daqueles que cairão para a série C. Quem chegar aos 42 pontos estará livre do descenso.