Em 2019 será disputada a 31ª edição da Copa do Brasil que irá começar no dia 05 de fevereiro com 91 clubes com encerramento para o dia 11 de setembro.
São 20 datas disponíveis e o torneio terá oito fases, sendo que as duas primeiras serão em jogos únicos e o campeão estará classificado para a Copa Libertadores da América de 2020.
Santa Catarina terá sete representantes no torneio deste ano quatro classificados nas competições oficiais da Federação e três credenciados pelo Ranking Nacional de Clubes da CBF.
Pelas competições estaduais catarinenses estarão na Copa do Brasil de 2019 o Figueirense, campeão da série A em 2018, a Chapecoense vice-campeã, o Tubarão 3º colocado e o Brusque, campeão da Copa Santa Catarina, troféu Milioli Neto. Pelo Ranking mais três, o Avaí 21º colocado, o Criciúma 29º e o Joinville 39º.
Brusque e Joinville farão suas estreias no próximo dia 06, Figueirense, Chapecoense, Avaí e Criciúma no dia 13, o Tubarão no dia 14.
Entre todos somente Brusque e Tubarão é que jogarão a primeira fase como mandantes. Como as duas fases iniciais serão em jogos únicos, os visitantes jogarão pelo empate para chegar à fase seguinte.
Só lembrando que Santa Catarina teve um único campeão da Copa do Brasil na história. O Criciúma ganhou o título na decisão contra o Grêmio com dois empates, 1x1 no Estádio Olímpico e 0x0 no Heriberto Hülse.