As eliminatórias para a Copa do Mundo de 1974 teve a inscrição de 99 países que lutaram pelas 14 vagas disponíveis, pois a Alemanha Ocidental, anfitriã e o Brasil campeão no Mundial anterior estavam automaticamente classificados.
As vagas foram distribuídas entre as Confederações filiadas a FIFA. A Europa tinha direito a 8,5 vagas, a América do Sul a 2,5 a América do Norte, Central e Caribe uma, uma também para a África uma e a outra vaga disputada pelas seleções da Ásia e da Oceania.
Europa com 8,5 vagas e América do Sul com 2,5 devido à repescagem entre duas seleções destes continentes em que apenas uma jogou o Mundial.
A decisão desta repescagem foi entre a União Soviética, vencedora do Grupo 9 das eliminatórias europeias e o Chile vencedor do Grupo 3 das eliminatórias sul-americanas.
O primeiro jogo foi realizado em Moscou no dia 26 de setembro de 1973 e as seleções empataram em 0x0.
O segundo jogo estava marcado para 21 de novembro em Santiago, mas por questões políticas não foi realizado. A União Soviética não compareceu em protesto pelo Golpe de Estado no Chile ocorrido dias antes do jogo.
A FIFA considerou o Chile vencedor e classificado para disputar a Copa do Mundo de 1974 realizada na Alemanha Ocidental.