A Copa Libertadores da América tem no Independiente da Argentina seu maior ganhador com sete títulos. O também argentino Boca Juniors com seis títulos é o segundo clube que mais venceu a competição.
A quase totalidade dos títulos foi conquistada por clubes de maior expressão em seus países e as exceções são bem definidas como ganhadores impensáveis, pequenos em meio aos gigantes do continente.
Um desses pequenos é o Once Caldas da Colômbia que surpreendeu a América ao conquistar o título em 2004.
A Copa Libertadores de 2004 foi disputada por 36 clubes que na primeira fase foram divididos em nove grupos com quatro clubes em cada um.
O Once Caldas foi o primeiro colocado em seu grupo tendo como adversários o Unión Atlético Maracaibo da Venezuela, o Vélez Sarsfield da Argentina e o Fénix do Uruguai. O Once Caldas terminou a fase com 13 pontos provenientes de quatro vitórias e um empate, sendo derrotado apenas uma vez Vélez jogando na Argentina.
Na segunda fase, oitavas de final o Once Caldas cruzou com o Barcelona de Guayaquil. Empatou as duas partidas, 0x0 em sua sede em Manizalez e em 1x1 jogando no Equador. Decidiu a vaga nos pênaltis e venceu por 4x2.
Nas quartas de final o Once Caldas eliminou o Santos com um empate no primeiro jogo no Brasil e vitória por 1x0 na Colômbia.
Vieram as semifinais e mais um brasileiro sucumbiu à zebra colombiana. Foi a vez do São Paulo que viu os colombianos empataram em 0x0 no Morumbi e vencerem por 2x1 no Estádio Palogrande em Manizalez.
E na decisão da Libertadores de 2004 mais um gigante sul-americano provou da força do time colombiano. O Once Caldas empatou duas vezes com o Boca Juniors, 0x0 na Bombonera e 1x1 na Venezuela. Na decisão por pênaltis a zebra confirmou o título vencendo os argentinos por 2x0.