O lançamento de uma obra colaborativa, que reuniu a percepção de 57 mulheres sobre o universo feminino reuniu mais de 300 pessoas na Alesc, na última terça-feira (5). Intitulado “Vozes das mulheres catarinenses: narrativas de histórias reais”, a obra a obra reúne as histórias 57 catarinenses, de diversos segmentos da sociedade, contando histórias sobre o que é ser mulher sob diferentes óticas. A iniciativa foi da Bancada Feminina, sob a liderança das deputadas Paulinha (Podemos) e Luciane Carminatti (PT).
A coordenadora da Bancada Feminina, deputada Paulinha, destacou a importância do livro diante dos desafios enfrentados pelas mulheres em Santa Catarina. “Esse livro nasce de uma conjunção de forças para falar sobre o que pensamos e o que desejamos, que é primordialmente o respeito e igualdade plena entre homens e mulheres”. A Procuradora da Mulher na Alesc, deputada Luciane Carminatti, acrescentou que o livro reflete a diversidade de mulheres catarinenses, tanto do campo quanto da cidade. As ex-deputadas da legislatura passada, Marlene Fengler, Ada de Luca e Dirce Heiderscheidt, também participaram da elaboração do livro e estiveram presentes no lançamento.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal, parabenizou a Bancada Feminina pela iniciativa, destacando que a obra é mais uma demonstração do trabalho construtivo das parlamentares. Ele ressaltou o compromisso do Parlamento com a igualdade, baseado no respeito às mulheres de Santa Catarina.
O prefácio da obra
Tive a honra de participar da elaboração do livro, assinando o prefácio da obra. No texto, destaco a força das mulheres que nos antecederam em todos os espaços da sociedade e o quanto isso é significativo para os avanços das pautas femininas. Ao lado da colega jornalista Dagmara Spautz, participei, ainda, de um painel sobre o assunto, por ocasião do lançamento do livro.
Entre as co-autoras, estão a desembargadora federal Ana Blasi, a artesã e carnavalesca, Valdeonira Silva dos Anjos, a presidente da OAB em Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, a agricultora do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Justina Inês Cima, e a skateboarder Yndiara Asp, única brasileira no top 10 de skate park.
Blog Maga Stopassoli
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito