Uma audiência pública realizada nesta quarta-feira (29) na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, para buscar uma solução para o cancelamento de eventos esportivos em Santa Catarina quase terminou em confusão. Após a determinação da Fesporte de cancelar a realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) e dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), o deputado Fernando Krelling (MDB), que foi eleito em setembro deste ano para presidir a Comissão de Esportes e Lazer da Assembleia Legislativa cobrou explicações do atual presidente da Fesporte, o ex-atleta olímpico de vôlei, Paulão.
Durante o encontro, o clima já não era amistoso e piorou após o encerramento, quando Paulão se aproxima de Fernando e é afastado pelo deputado Mário Motta (PSD), conforme imagens em vídeo que circulam na internet. Após o episódio, o deputado emedebista usou a tribuna na Alesc e fez duras críticas a Paulão. O conteúdo de sua fala também está disponível nas redes sociais do parlamentar. Nele, Fernando não poupa críticas à gestão de Paulão e sugere que ele peça exoneração.
“Faça um favor pra Santa Catarina, para o esporte catarinense, não crie desgaste pro governador Jorginho Mello, peça exoneração do seu cargo. O segmento esportivo está totalmente contra essa gestão”, disparou o deputado.
A Alesc reagiu ao fato e classificou a postura do presidente da Fesporte como “intespestiva e desequilibrada”.
Veja o que disse a nota:
NOTA DE REPÚDIO
A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina vem a público manifestar repúdio à conduta intempestiva e desequilibrada do presidente da Fesporte, que em audiência pública promovida pela Comissão de Esporte e Lazer, na noite de quarta-feira(29), debateu o cancelamento do calendário esportivo estadual. Na oportunidade, após encerrado o evento, o presidente da Comissão, Deputado Fernando Krelling foi provocado e insultado, numa clara agressão ao Parlamento Estadual. O ato agressivo e desrespeitoso fere o espaço democrático do ambiente da Casa Legislativa e vem de encontro à proposta do amplo debate de uma audiência pública cuja finalidade era promover ações e políticas em favor do esporte, direcionadas ao estimulo para formação e o desenvolvimento dos jovens atletas de Santa Catarina.
Sem clima para continuar
Parlamentares ouvidos pelo blog disseram que não há clima para que Paulão continue na presidência da Fesporte. O governador Jorginho Mello, ao ser procurado para tratar do assunto, disse que vai trabalhar para que os jogos abertos de Santa Catarina possam ser realizados.