Com a participação de mais de 400 vereadores, além do governador do Estado, Jorginho Mello, do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal, presidente do Tribunal de Contas, Herneu de Nadal dentre outras autoridades, a União de Vereadores de Santa Catarina, Uvesc, fez a abertura, nesta quarta-feira, 29, do maior Congresso de Vereadores de Santa Catarina.
"Estamos aqui para inovar, capacitar e fazer a diferença, promovendo o protagonismo do legislativo municipal, com uma agenda produtiva, técnica e criativa", disse a presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti.
Ex-vereador da cidade de Herval do Oeste, o governador Jorginho Mello destacou a importância do vereador nos processos de deliberação e atuação política.
"Ninguém tem mais legitimidade que o vereador para fazer um pleito, ele é o grande escudo da população. O vereador precisa cada vez mais participar de congressos e eventos para se reciclar. Precisa de forma inteligente, preparada e responsável dar retorno para a sociedade", destacou.
Presidente do legislativo catarinense, o deputado Mauro de Nadal, também enfatizou a importância da Uvesc e da promoção de encontros de capacitação.
"A Uvesc permite nestes eventos, não só que os vereadores se aprimorem, mas, que tenham experiências que podem ser aplicadas em seu dia-a-dia", afirmou.
A abertura oficial do evento, ainda, contou com a participação de representantes do Ministério Público, deputados estaduais, Prefeitura Municipal de Florianópolis , Fórum da Mulher Parlamentar, Vereadores Mirins e da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc). Durante o primeiro dia do congresso, o encontro também tem painéis e palestras com foco na fiscalização do Sistema Único de Saúde nos Municípios; ICMS na Educação; Procuradorias, Observatório da Violência e o Cevid; Áreas de Apps nos Municípios e o Desenvolvimento Territorial; A gestão da Água nos Municípios.
Blog Maga Stopassoli
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito