Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Confusão na câmara de Imbituba (VÍDEO)

Presidente e candidato à reeleição retira votação da pauta e vereador rasga papéis.

Por Maga Stopassoli 20/12/2022 - 11:05 Atualizado em 20/12/2022 - 11:27

Fim de ano, você sabe: ninguém morre de tédio. Um exemplo, é a eleição de quem irá compor a mesa diretora para o ano de 2023 em Imbituba que está sendo marcada por fortes emoções. Na sessão desta segunda-feira, o vereador Renato Figueiredo, conhecido como Ladiada (PSB), chegou a rasgar uma pasta com alguns documentos, num momento de tensão.

A confusão aconteceu, pois, o atual presidente da câmara de vereadores do município, Elísio Sgrott (PP), que está concorrendo à reeleição, retirou a votação da nova mesa diretora, da pauta do dia. Segundo ele, não foi respeitado o princípio da proporcionalidade pela chapa adversária.

O que isso significa: a composição da mesa é feita por quatro parlamentares, sendo eles o presidente, vice-presidente, além de 1º e 2º secretários. Os partidos convidados para compor a chapa que irá disputar, são os com maior número de representantes eleitos. E foi isso que Elísio diz que a chapa oponente à sua, não fez, alegando que seus adversários não respeitaram esse detalhe do regimento interno. Ele diz que a chapa adversária não comprovou ter feito o convite aos partidos com maior representatividade e nem a desistência dos outros partidos, com menos representantes.

Já o vereador Ladiada, que aparece no vídeo rasgando papéis, disse que há provas de que o processo foi respeitado e que Elísio só retirou a votação da pauta do dia por que não tinha votos suficientes para se reeleger. Pelas contas do vereador, o placar está 7 x 6 para a chapa oponente à atual gestão da câmara. Ainda segundo ele, a votação deverá ocorrer nesta sexta-feira (23).

O caso será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e a decisão se a chapa poderá ou não concorrer, ficará a cargo do plenário. São 13 vereadores, sendo que 7 apoiam a chapa adversária ao atual presidente. Segundo o vereador, o processo regimental foi seguido, registrado em ata e aprovado em sessão. “É como se ele tivesse jogando futebol, ele que faz o gol e ele que apita se tá impedido ou não”, exemplificou Ladiada.

As chapas que vão disputar, são:

Chapa 1

Presidente: Leonir de Sousa PODEMOS

Vice-presidente: Bruno Pacheco PSB

1° Secretário Valdir Rodrigues PSD

2°Secretário Thiago Rosa PP

Chapa 2

Presidente: Elisio sgrott PP

Vice-presidente: Matheus Pereira PSDB

1º Secretário: Michell Nunes PL

2º Secretário: Deivid Aquino MDB

Assista ao vídeo aqui:

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito