A posse da nova diretoria da Associação de Joinville e Região de Pequenas, Micro e Médias Empresas (Ajoperme), virou palco de um importante capítulo da política catarinense, na noite desta quinta-feira (6). O governador Jorginho Mello foi até o norte do estado para a posse e para a Assinatura do PRONAMPE 2025 (Programa Estadual de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte Catarinenses).
Durante a cerimônia, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), até então, cotado para compor com o PSD, numa eventual candidatura majoritária do partido ao governo do estado, falou sobre a relação política entre ele e o governador. Ele relembrou aos empresários presentes no evento que só conheceu Jorginho Mello pessoalmente quando este já era senador, mas que fez campanha para ele naquela eleição (2018). Todavia, não foi essa a declaração que incendiou a política de Santa Catarina nesta sexta-feira (7). Embora o discurso do prefeito da maior cidade do estado estivesse carregado de mensagens, algumas explícitas, outras, nem tanto, o que chamou a atenção foi a declaração de Adriano de que ele “está junto com o governador”, e que “estamos mais unidos do que nunca”. A fala do prefeito provocou reações já que, internamente, ele vinha sendo cotado para disputar a uma vaga no senado na chapa de João Rodrigues (PSD). Ao se dirigir ao governador, Adriano Silva disse que pretende concluir os quatro anos do mandato para o qual foi reeleito em outubro do ano passado com 244.321 votos, quase 80% da votação.
Ao declarar que está com Jorginho, Adriano se insere no tabuleiro político catarinense como mais um nome de peso para a direita catarinense, como ele mesmo citou em seu discurso. O apoio do prefeito joinvillense ao governador Jorginho Mello é um dos fatos políticos mais importantes do começo desse ano e o coloca em situação de holofote com João Rodrigues.
![](/files/files/54312019995_ce48370585_c.jpg)
Veja o que disse Adriano Silva:
"Aqui eu quero fazer referências, porque o Jorginho, eu não o conhecia pessoalmente, conheci quando prefeito e ele senador, apesar de ter feito campanha para o senhor para senador, nós não nos conhecíamos. Ele me recebeu em Brasília de braços abertos. Não canso de dizer que ele foi o responsável por me abrir várias portas, de me guiar em Brasília nos dois primeiros anos e lá ele falava: “um dia vou ser governador do estado, sou apaixonado por esse estado e eu vou estar lá e, Adriano, o que eu mais quero é estar junto contigo. EU afirmo aqui, governador, eu estou junto com o senhor (aplausos). Eu e o governador, desde o início do governo, trabalhamos juntos. Passamos por uma campanha e, agora, estamos mais unidos do que nunca. Porque o nosso dever cívico é muito maior do que qualquer situação partidária ou qualquer situação que um partido ou que a vontade de um grupo queira para o nosso futuro político. O que nós precisamos é colocar aquilo se faz necessário para a sociedade. Eu sou o prefeito da cidade de Joinville, eu amo ser prefeito da cidade de Joinville e eu sei quanto Joinville precisa de uma cidade fortalecida. Eu estou disposto a ficar os quatro anos como prefeito da cidade de Joinville. Eu quero ficar prefeito da cidade de Joinville. E o governador será um grande parceiro para que juntos a gente possa construir e, mais, resgatar passivos que Joinville não teve em alguns governos do estado. Hoje mesmo, ainda na prefeitura, juntos, desenhávamos projetos em conjuntos e caminhos que podemos construir e isso é fundamental, essa união do prefeito da maior cidade do estado e do governador. E acima de tudo, e aqui é fundamental que a gente trabalhe por isso: nós, líderes de direita, temos que estar unidos. Em 2026 nós teremos um momento fundamental em todo o nosso país e nós líderes, enquanto eu estou assumindo esse cargo político, mas estava junto com vocês como empresário, aprendi na marra que podemos ignorar a política mas as consequências dela, nós não ignoramos em nossas vidas, muito menos em nossas empresas."