O 1º Fórum Catarinense das Parcerias Público-Privadas e Desestatizações, promovido pela Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC), chegou ao fim com um balanço positivo de debates e contribuições significativas para o cenário das PPPs em Santa Catarina. Realizado nos dias 16 e 17 de julho no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o evento reuniu gestores, financiadores, especialistas e agentes de inovação em um ambiente de intensa troca de experiências e conhecimento.
Com o objetivo central de fomentar parcerias estratégicas entre os setores público e privado, o fórum destacou a importância da colaboração para superar desafios e promover o desenvolvimento regional através de iniciativas de desestatização e concessões. Participaram do evento representantes de diversas empresas, entidades governamentais, órgãos reguladores e da sociedade civil, engajados em discutir as melhores práticas e soluções para impulsionar projetos de infraestrutura e serviços públicos.
Durante os dois dias de atividades, foram abordados temas cruciais como garantias para concessões, desafios de financiamento, e os benefícios econômicos e sociais das parcerias público-privadas. O diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing, enfatizou a importância de reunir os principais atores envolvidos para debater e encontrar soluções para os gargalos existentes. "A sensibilização e o engajamento dos participantes foram essenciais para criar um ambiente favorável à implementação desses projetos em Santa Catarina", afirmou Kleinubing. Eduardo Gassenferth, especialista em planejamento da prefeitura de Joinville, ressaltou a importância do fórum para os municípios e estados, destacando que as desestatizações estão se tornando cada vez mais relevantes na gestão pública. "É um tema novo e desafiador, com uma demanda crescente por investimentos em infraestrutura e serviços públicos. Eventos como este são fundamentais para fomentar o conhecimento e garantir a qualidade dos projetos futuros", disse Gassenferth. O vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da OAB, Diego Ferraz parabenizou a Feesc pelo evento, que segundo ele ajuda a fomentar as PPPs em Santa Catarina. “Excelente oportunidade para debater esse tema com todos os agentes desse ecossistema das concessões e PPPs, levando informações, sanando dúvidas e fomentando ainda mais esse ecossistema no estado de Santa Catarina”, destacou Ferraz.
Para o diretor presidente da FEESC, professor Luís Felipe, o fórum alcançou seus objetivos ao proporcionar um espaço de discussão profunda e produtiva entre os diversos atores envolvidos. "Os painéis foram muito enriquecedores, com uma participação expressiva do público. Acredito que há espaço para novos debates, especialmente sobre temas como sustentabilidade, tecnologia e governança, que foram amplamente discutidos aqui", afirmou Luís Felipe. Com o sucesso desta primeira edição, a FEESC planeja continuar promovendo eventos semelhantes, consolidando-se como uma plataforma essencial para o debate e avanço das parcerias público-privadas em Santa Catarina. Além da FIESC, o evento conta com o apoio de importantes instituições como o BRDE, OAB/SC e Governo do Estado, que destacam a importância da iniciativa para o avanço das políticas públicas e a promoção do desenvolvimento regional.