O namoro entre o MDB e o PSD em Içara, acabou. Pelo menos foi o que disse o presidente do Manda Brasa içarense, Max Mello. O ensaio de uma composição entre as duas siglas, para as eleições de 2024, teria Alex Michels (PSD) como candidato a prefeito, com o MDB indicando seu ou sua vice. Porém, após um encontro no último fim de semana, entre lideranças dos dois partidos para tratar do noivado, o caminho escolhido foi o do rompimento. O MDB questionou Alex sobre sua real intenção em ser candidato a prefeito já que os emedebistas começaram a ter dúvidas sobre o assunto. Some-se a isso o fato de que o peessedista não negou a possibilidade de compor com a atual prefeita e candidata natural à reeleição, Dalvania Cardoso (PP). Aí foi que o barraco desabou, como diria Jorge Aragão em uma de suas músicas mais famosa.
A aliança que levou à decisão dos emedebistas de apoiar Alex foi firmada há pouco mais de três meses, mas, na reunião do diretório municipal do MDB na última terça-feira (3), o partido oficializou que terá candidato próprio a prefeito e que mantém a oposição à prefeita Dalvânia.
“O MDB é uma sigla partidária que tem compromisso com Içara e sua população e acredita que a cidade merece muito mais do que o apresentado pela gestão da Prefeita Dalvânia Cardoso. Queremos recolocar Içara no pleno desenvolvimento econômico, sustentável e social, que se preocupe com educação e saúde de qualidade, que pense no bem estar dos seus cidadãos e suas famílias, que dialoga com o esporte, a cultura e a sustentabilidade, que tornará Içara uma cidade, mais acessível e inclusiva, e por esta razão não concorda, não apoia, e não se une com quem flerta com o governo atual e sua forma de administrar”, disparou o presidente emedebista.
Dalvânia Cardoso (PP) está em seu primeiro mandato e deverá ser candidata à reeleição. Ela tem como vice o empresário Jandir Soratto (PP). Nos bastidores circula a informação de que Jandir tem a intenção de migrar para o PL. Nesse caso, Dalvania atrairia o apoio do partido do governador. Nessa conta, o PSD pode ficar sem lugar na chapa da atual prefeita. Esse cenário leva a crer que, embora o namoro tenha sido desfeito no momento, é possível que PSD e MDB voltem a conversar. Max Mello finalizou dizendo que “o PSD sempre foi nosso parceiro. Apoiaram a reeleição do Murialdo (Gastaldon), membros do governo apoiaram o Alex na eleição passada. Temos uma ligação, mas teremos nosso candidato em 2024. Não podemos indicar o vice de um candidato que pode ser vice do atual governo".