Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Polícia Civil bate recorde com 77% dos homicídios solucionados  

Veja os detalhes do planejamento para os próximos anos

Por Maga Stopassoli 18/01/2024 - 12:05 Atualizado em 18/01/2024 - 12:14

A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou dados recentes com indicadores positivos para o estado. Sob o comando do delegado-geral, Ulisses Gabriel, a PCSC solucionou 77% dos homicídios, antecipando a meta estabelecida para final de 2024. Ulisses concedeu entrevista ao Programa Adelor Lessa na manhã desta quinta-feira (18) e disse que o investimento em tecnologia e o bom desempenho dos policiais são os responsáveis pelo cenário positivo.

O delegado-geral destacou que o planejamento da Polícia Civil foi feito com base em quatro pontos:

  • Governança e relação do governo/polícia com as pessoas;
  • Melhoria dos processos;
  • Ampliação no orçamento;
  • Qualificação, motivação e inspiração dos policiais civis para o combate ao crime


Nos dois primeiros anos nosso objetivo era colocar Santa Catarina em primeiro lugar em segurança pública no Brasil e isso aconteceu no ano passado. Diminuir o índice de homicídios por 100 mil habitantes e aumentar o número de resolução de homicídios também era a meta. Esse tipo de crime é um dos focos pois é uma forma mundial de se identificar a violência de um município, estado ou país. Alcançamos no primeiro ano o índice de 77% de resolução em crimes de homicídio. Ultrapassamos o Canadá que resolve 75% desse tipo de crime e empatamos com a Holanda que resolve 77%. Em comparação com a Inglaterra que resolve de 78 a 80% dos crimes, porém lá, ocorrem menos homicídios do que na maioria dos países e a polícia é muito maior então eu vejo que a polícia catarinense, tanto a militar quanto a civil, são muito mais eficientes do que a Scotland Yard, que é a polícia inglesa.

Polícia Civil de Criciúma resolve quase 90% dos crimes de homicídio

Ulisses Gabriel pontuou, ainda, que a Polícia Civil de Criciúma é um case de sucesso para o estado pois a taxa de solução de homicídios é de quase 90%. “Vemos o que eles fazem aí e tentamos replicar no restante do estado”, destacou.

Principal desafio pra 2024

O delegado ressaltou que o planejamento atual da PCSC foi feito para 12 anos, com ações estratégicas de dois em dois anos.
“Para 2024 vamos continuar os investimentos em tecnologia. O governo do Estado liberou R$ 16 milhões para compra de equipamentos para Polícia Civil como novas armas e fuzis e investimento em equipamentos de tecnologia”.

Projeto Proteja SC

Segundo Ulisses, policiais civis de Santa Catarina estão sendo treinados com base no conhecimento adquirido numa missão recente na cidade de Utah (EUA) para o combate de crimes em escolas. Esse treinamento faz parte do Projeto Proteja SC e visa proteger as escolas catarinenses para evitar novos ataques como os que já ocorreram no estado.

Críticas ao governo passado

Ulisses fez críticas ao governo passado e disse que Jorginho Mello “pegou um apagão na área de concursos na segurança pública”. "O governador autorizou novos concursos para a polícia civil e militar para resolver esse apagão de mão de obra deixada pelo governo passado que não fez nenhum concurso para a polícia de Santa Catarina".

Investimento em tecnologia e policiais

Ulisses pontuou que investimento em tecnologia é importante, mas que o principal responsável pelo bom desempenho da polícia civil catarinense são os próprios policiais.  "Nós fomos muito prejudicados no governo anterior. Agora nosso foco é a valorização do policial que tem dado sangue suor e lágrimas em prol da segurança pública". A meta, segundo ele, para 2026, é de 89% de homicídios solucionados, níveis iguais aos da Austrália.

A entrevista completa está disponível no spotify, neste link e começa em 1h23min.
 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito