Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

A complexa rotina dos leituristas em Araranguá

Esses profissionais deparam-se com colaboração da maioria das pessoas e alienação de alguns consumidores

Por Redação Araranguá, SC, 22/02/2022 - 13:59
Muitas vezes, os cães impedem o acesso dos leituristas aos hidrômetros / Foto: SAMAE / Divulgação
Muitas vezes, os cães impedem o acesso dos leituristas aos hidrômetros / Foto: SAMAE / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Elevadas temperaturas, locais com acesso difícil, subidas, descidas... Esses são alguns problemas enfrentados pelos leituristas do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) em Araranguá, cuja tarefa é chegar até o hidrômetro para anotar o consumo de cada residência ou estabelecimento. Esses dados são essenciais pois com base neles é calculado o valor da tarifa mensal.

O chefe do setor comercial da autarquia, Márcio Macedo, revela que, em média, cada leiturista caminha 10 quilômetros por dia. A atividade requer bom preparo físico, concentração, planejamento, alimentação adequada e constante hidratação.

Esta rotina, no entanto, é mais complicada do que pode-se imaginar. Credenciado pela experiência de desempenhar a função há 22,9 anos, o leiturista Adriano Laranjeira, Laranjinha, revela que adora sua profissão, mas observa que o trabalho poderia ser mais tranquilo caso houvesse maior colaboração de algumas pessoas: ‘Grande parte dos cidadãos valoriza nossa tarefa. Com várias famílias existe, inclusive uma sadia amizade. Em outros casos, no entanto, a impressão é de que falta empatia’.

De acordo com o leiturista, a adoção de medidas simples, como prender os cães ferozes ou instalá-los de maneira a não impedir a leitura do hidrômetro ajudaria muito. ‘Enfim são ações simples que fazem imensa diferença tanto na questão de segurança quanto no dinamismo do trabalho’, pondera.

Como medir o hidrômetro de água?

Para fazer a leitura do hidrômetro, basta anotar os números pretos, desprezando os números vermelhos. Para acompanhar o seu consumo, faça leituras periodicamente e calcule o quanto você está gastando pela diferença entre duas leituras.

Como fazer a soma da conta de água?

Resultado de imagem para medição dos hidrômetros ou medição de hidrômetros

Subtraia do valor da leitura atual o valor da leitura anterior e saberá o quanto de água você consumiu durante aquele mês. Veja o exemplo: o valor na leitura atual é de 700 m3 e o valor da leitura anterior é de 680 m3. Então, o valor de consumo de água naquele mês foi de 20 m3 (700 – 680 = 20).

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito